Sobre

Quem Somos

A Nossa Pegada é uma iniciativa de impacto socioambiental de jornalismo independente sobre sustentabilidade do dia-a-dia que produz conteúdo editorial informativo e conta histórias de iniciativas sustentáveis para inspirar novas práticas. A sustentabilidade é abordada pela integração do tripé sociedade x economia x meio ambiente com o cotidiano. O conteúdo é oferecido de forma multimídia, através de textos, imagens, áudios e vídeos, e ainda através de vivências online e offline.

Linha Editorial

Nossa pauta está alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU, que guiam nossa linha editorial. Elegemos como bandeira do projeto a ODS 12, de Produção e Consumo Responsáveis, uma vez que acreditamos que esses dois atos estão em nossas mãos e através deles podemos mudar a forma de pensar, como pessoas, de interagir, como sociedade, e de se integrar, enquanto humanidade, com a vida no planeta. 

Jornalista responsável

Mãe, vegana e entusiasta da sustentabilidade na vida cotidiana, Aline Vieira Costa, 33 anos, é graduada em Jornalismo (2009), pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), campus Recife-PE; pós-graduada em Jornalismo Independente – Produção de Conteúdo e Gestão Financeira (2020), pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); e atualmente estudante da especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Tem experiência em assessoria de imprensa de órgãos públicos e privado, com passagens pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e pela Executiva Comunicação; em veículos impressos e digitais, com passagens pela Folha de Pernambuco (Economia), Jornal do Commercio (Projetos Especiais), TV Jornal (site), O Estado de São Paulo (Focas do Estadão), Revista Pais & Filhos e Editora Abril (site de Ciência da Veja); e em comunicação institucional, como coordenadora de Comunicação Social no Instituto de Recursos Humanos (IRH) do Governo de Pernambuco.

Inspiração

“A ideia de falar sobre a sustentabilidade que está em nossas mãos surgiu de uma experiência pessoal minha: a confirmação da gravidez, em julho de 2015. Saber que eu estava gerando uma vida aqui dentro me fez questionar como eu poderia fortalecer a minha própria postura e plantar no mundo uma semente de transformação através de práticas do dia-a-dia, de hábitos de consumo, da convivência e da educação não-formal. Fiquei mais sensível às escolhas cotidianas e cada uma delas passou a surgir acompanhada da seguinte pergunta: como posso fazer tal coisa da melhor forma possível, enquanto indivíduo, de forma a colaborar para salvar o planeta?”

Passo a passo

Os primeiros passos dA Nossa Pegada foram dados com as ideias colocadas em papel, em outubro de 2017, no curso de Protagonismo Digital para Jornalistas do Realize – Jornalista 3.0. Em 23 de dezembro de 2018 foi dado início às atividades na conta do Instagram, como uma forma de protótipo possível para começar a validar as ideias iniciais. Em 2019, Aline entrou em uma especialização em Jornalismo Independente – Produção de Conteúdo e Gestão Financeira, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); e em 2020, o projeto foi pré-incubado no Porto Social. Todas essas as experiências foram fundamentais para a construção da plataforma, lançada em 23 de dezembro de 2020.

Rede

A Nossa Pegada nasce a partir de um desejo individual que se descobre coletivo, assim como são todas as outras sementes lançadas ao mundo – elas contém o mundo dentro de si. A plataforma, portanto, é colaborativa e interativa, para que juntos, passo-a-passo, sigamos mais fortes na conquista por um futuro sustentável, que é dever e direito de todes.

Democratização

Os conteúdos podem ser republicados e compartilhados gratuitamente, com os devidos créditos, para que possamos garantir, ao máximo, uma maior acessibilidade e representatividade na fala e na escuta, uma vez que o objetivo dA Nossa Pegada é dar visibilidade e massificar as boas práticas sustentáveis.

Financiamento

A plataforma inicia as atividades como negócio de impacto socioambiental sem fins lucrativos e, para manter os custos operacionais, está aberta a colaborações de pessoas físicas através de campanha de financiamento coletivo recorrente, além de apoio e financiamento de pessoas jurídicas, parcerias com outras organizações, e prestações de serviço jornalístico. Nenhuma das opções acima viola a independência editorial e a liberdade de imprensa. Não aceitamos, por fim, recursos oriundos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes que violem direitos humanos, animais ou da Terra.

Vamos juntos

Se você quer colaborar, fazer parceria, realizar algum evento ou simplesmente sugerir pautas, tirar dúvidas e contar causos, este é o lugar! É só falar aqui em baixo!

Fique por dentro

Preencha os dados abaixo e receba as novidades por E-mail e/ou WhatsApp e saiba em primeira mão os passos que estão sendo dados por pessoas extraordinariamente comuns!

onde estamos

Recife

Brasil

Planeta Terra

Contate-nos

(81) 99501-9111

[email protected]

 

Pin It on Pinterest

Share This