Você sabe qual a sua pegada ecológica?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Seu estilo de vida custa quanto em recursos da natureza? Quantos planetas Terra seriam necessários existir se todos vivessem como você? A pegada ecológica ajuda a responder essas perguntas. Ela é uma forma de contabilizar o impacto das ações humanas sobre os recursos naturais do planeta. Para isso, ela analisa a quantidade de área produtiva de terra e mar necessária para que a natureza produza a demanda de recursos naturais para manter os estilos de vida das pessoas. Em outras palavras, ao adquirirmos qualquer bem de consumo, por exemplo, nós geramos carbono em todo o processo de produção, vida útil e descarte do mesmo.

O detalhe é que existe uma quantidade máxima que os ecossistemas da Terra são capazes de produzir, em relação aos recursos naturais, e de absorver, em relação aos resíduos gerados. A isso é dado o nome de biocapacidade. A partir dessa contabilidade, é possível comparar diferentes padrões de consumo em diferentes regiões do mundo e observar se esses padrões estão dentro do limite. Quando as populações o ultrapassam, acontece a sobrecarga da terra.

Acabamos com os recursos de um ano quatro meses antes do previsto. Fonte: WWF-Brasil

É possível que você já tenha ouvido falar no Dia da Sobrecarga da Terra. Todo ano essa data muda e, infelizmente, tem sido cada vez mais cedo, uma vez que a cada ano o impacto das populações humanas no planeta é maior. Com exceção de 2020 ano, por conta da parada forçada pela pandemia, a data de deste ano foi 22 de agosto, a mesma de sete anos atrás, enquanto em 2019 essa data foi 29 de julho. O cálculo do dia é feito pela rede ambientalista Global Footprint Network junto a autoridades mundiais e ONGs como a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países com um trabalho em defesa da vida e cujo propósito é mudar a atual trajetória de degradação socioambiental.

Atingir a data da sobrecarga significa dizer que já esgotamos a biocapacidade disponível para tal ano e passamos a pedir emprestado aos anos vindouros e gerações futuras. É por isso que se fala atualmente que a humanidade tem consumido mais de um planeta. O problema é que não temos mais de uma Terra. Ou seja, a sociedade precisa, para já, observar os hábitos de consumo de alimentação, habitação, energia, transporte, tecnologias, bens e serviços, entre outros, e analisar que mudanças podem ser feitas. E é para incentivar pessoas e empresas a colaborarem que foi criada a campanha #MoveTheDate, para adiar essa data todos os anos e, assim, conseguir alcançar a compatibilidade com os limites do planeta.

COMO MEDIR A SUA PEGADA?

Uma das maneiras de analisar esses hábitos é através da calculadora simplificada de pegada ecológica da WWF-Brasil, que atua em todo o Brasil e integra a rede WWF. Resultado em menos de cinco minutos.

Cálculo de pegada na ferramenta da WWF mostra percentual de cada consumo e compara com média global e local

Cálculo na ferramenta da WWF mostra percentual de cada consumo e compara com média global e local. Foto: A Nossa Pegada

Essa calculadora é a versão brasileira da calculadora criada pela Global Footprint Network, onde é possível calcular de forma detalhada, em vários idiomas, a pegada individual, além de ver, em inglês, a pegada global, por país, com detalhamento da metodologia. Ambas as calculadoras analisam hábitos de alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte.

A calculadora da Global Footprint Network mostra o resultado da pegada e, ao fim, oferece soluções para diminuí-la

A calculadora da Global Footprint Network mostra o resultado da pegada e, ao fim, oferece soluções para diminuí-la. Foto: A Nossa Pegada

Uma outra ferramenta da WWF internacional é a Travel Better, em inglês, específica sobre transporte, que traz informações interessantes, como tempo de deslocamento, calorias, emissões e qualidade do ar, dá sugestões individualizadas de como diminuir o impacto negativo, de acordo com o transporte escolhido para o trajeto definido, e faz uma relação dos dados acima com os benefícios de cada escolha.

Na Travel Better, traçamos um trajeto curto e escolhermos o ônibus como transporte. Foto: A Nossa Pegada

Plataforma Travel Better analisa escolha, informa benefícios e consequências e sugere mudanças. Foto: A Nossa Pegada

Já a Iniciativa Verde possui uma calculadora que mede a pegada de carbono através do consumo energético de eletricidade em casa, do uso de transporte e da alimentação e, ao fim, indica a geração de CO²e, em toneladas, e a quantidade de árvores que precisam ser plantadas anualmente para compensação, o que pode ser feito via pagamento através do site mesmo.

Na Iniciativa Verde, é possível saber a quantidade de árvores para compensar da pegada. Foto: A Nossa Pegada

Confira aqui o Episódio #1 do Podcast Sustenta Mundo

Nesta edição de lançamento (clique na imagem), conversamos com a analista de conservação da WWF-Brasil, a jornalista Alessandra Mathyas, que faz um apanhado geral sobre o que são as pegadas ecológicas e vai além: ela comenta a diferença entre os tipos de pegadas (sim, existem outras mais, além das ecológicas), explica como funcionam as calculadoras, compartilha dados que nos ajudam a ter uma melhor noção dos nossos impactos, fala da situação do Brasil e do Mundo, inclusive, em tempos de pandemia de Covid-19, conta como é trabalhar na WWF-Brasil e fala sobre o que podemos fazer para mudar a trajetória atual de degradação através de mudanças simples no dia-a-dia que ajudam o planeta e a nós mesmos, a termos uma melhor qualidade de vida nele.

QUER SABER COMO DIMINUIR SUA PEGADA?

Existem inúmeras formas de colaborar para a diminuição da pegada pessoal e global a partir dos hábitos do dia-a-dia. Este portal surgiu exatamente para nos ajudarmos a descobrir soluções viáveis, baratas, fáceis e práticas para nosso cotidiano. Acompanha a gente. Envia dúvidas, comentários, sugestões. Vamos juntos! Cada passo importa, cada pegada conta!

Aline Vieira Costa

Aline Vieira Costa

Sou Mãe, Mulher, Vegana, Jornalista, Ecofeminista, aprendiz de bicho-grilo e qualquer rótulo mais cujas práticas nos ajudem a construir uma sociedade justa, que contribua agora com o futuro do planeta e com o perfeito equilíbrio da Terra. Acredito piamente que o que move cada um de nós é capaz de mover também o mundo. E que temos, sim, o poder de fazer a diferença através do cultivo de hábitos sustentáveis. A Nossa Pegada depende de nós, está em nossas mãos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This