Livro: Uma Vida Sem Lixo

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ter na palma da mão um passo-a-passo para um estilo de vida mais sustentável é uma mão na roda, não é mesmo? Para inaugurar a seção Livros que Sustentam, A Nossa Pegada selecionou para vocês uma obra que pode ser considerada a bíblia brasileira dessa sustentabilidade cotidiana que depende só de nossos hábitos corriqueiros. O livro se chama Uma Vida Sem Lixo – Guia para reduzir o desperdício na sua casa e simplificar a vida, escrito pela designer catarinense Cristal Muniz, criadora do blog Um Ano Sem Lixo. Foi lá que ela começou a compartilhar desafios e soluções simples, saudáveis e baratas desde que decidiu parar de produzir lixo, em 2015.

Imagem mostra a autora do livro Uma Vida Sem Lixo, chamada, Cristal Muniz, pousando para uma foto capa de vídeo no Youtube

Autora do livro, Cristal Muniz – reprodução Youtube

De fácil leitura e organizado por cômodos da casa, o livro compila informações e experiências que nos ajudam a repensarmos as escolhas automáticas do dia-a-dia, podendo ser lido na ordem do sumário ou por partes, de acordo com a necessidade e/ou interesse do leitor. É um livro para se ter em casa e se acessar a qualquer momento, consultado mesmo, e até lido ao acaso, por curiosidade. As seções são divididas em cozinha, banheiro, área de serviço, guarda-roupa, escritório e saindo de casa, e cada uma delas mostra caminhos para a adoção de uma vida mais sustentável, com mudanças práticas e de impacto para o futuro do planeta.

Em todos os cômodos é possível aprender a produzir menos lixo e mais qualidade de vida. Na cozinha, por exemplo, é possível aprender a fazer uma composteira doméstica para o lixo orgânico, receber dicas para fazer compras sem embalagens, aprender receitas para aproveitamento de alimentos e ainda fazer uma horta em casa. No banheiro, é possível aprender a cuidar da higiene sem lixo, a produzir cosméticos de forma caseira, a identificar ingredientes tóxicos nas embalagens e ainda a ler rótulos e entender significados de símbolos.

Dicas de como fazer compras sem produzir lixo, tal como usar sacos reutilizáveis de tecido ou potes de vidro para compras a granel e de frutas

Dicas de como fazer compras sem produzir lixo usando utensílios reutilizáveis – Reprodução: Uma Vida sem Lixo

Na Área de Serviço, Cristal ensina a fazer uma “faxina natural”, com dicas de limpeza da casa, da louça e da roupa com ingredientes naturais e comuns, como o sabão de coco em barra (assista nosso teste da receita de sabão de coco líquido), o bicarbonato de sódio e o vinagre de álcool, por exemplo. Há dicas de utensílios e de cuidados sustentáveis com animais. A seção Guarda-roupa aborda consumo, minimalismo, planejamento, descarte e outros assuntos referentes à indústria da moda. Já em Escritório, é possível aprender a lidar melhor com a papelada, com instrumentos de escrita, com a biblioteca pessoal e a se organizar melhor. Em seguida, ainda dá para aprender a levar hábitos sustentáveis para fora de casa. Tudo isso e mais.

O livro tem 248 páginas, com uma largura de um palmo tamanho médio aberto, mas não pesa, no peso, nem assusta no tamanho. A diagramação limpa torna a leitura agradável e facilita o acesso às “receitas”, através de boxes, tópicos e imagens. Após os cômodos da casa, é possível encontrar a seção “notas”, onde Cristal Muniz faz referência a todo o material consultado para a escrita do livro, entre pesquisas, matérias, artigos, documentários, e outros, que oferecem possibilidade de para aprofundar a busca. O livro finaliza com a seção “Marcas que eu Recomendo”, com opções de cosméticos, maquiagens certificadas orgânicas e veganas, óleos vegetais e essenciais e sabonetes naturais.

Para quem quer acompanhar o trabalho de Cristal, e acessar conteúdos como e-book, newsletter e clube de leituras sobre sustentabilidade, é só procurar o site e as redes sociais dela, como Youtube e Instagram.

Já leu? Gostou? Comenta com a gente através das nossas redes. Aproveita e sugere temas e livros para mostrarmos aqui. Vamos juntos, passo a passo, pois cada passo importa, cada pegada conta.

Aline Vieira Costa
Aline Vieira Costa

Sou Mãe, Mulher, Vegana, Jornalista, Ecofeminista, aprendiz de bicho-grilo e qualquer rótulo mais cujas práticas nos ajudem a construir uma sociedade justa, que contribua agora com o futuro do planeta e com o perfeito equilíbrio da Terra. Acredito piamente que o que move cada um de nós é capaz de mover também o mundo. E que temos, sim, o poder de fazer a diferença através do cultivo de hábitos sustentáveis. A Nossa Pegada depende de nós, está em nossas mãos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This